Brazil – EUA

Festa
Confederada

A Festa Confederada

Criada para reunir os descendentes e amigos, como faziam seus antepassados.

Santa Bárbara d’Oeste foi escolhida pelos imigrantes norte-americanos como sua casa. Para retribuir o acolhimento, eles trouxeram inovações para a saúde, para a agronomia e, sobretudo para a educação da região. 

Realizada desde de 1986, a Festa Confederada foi organizada para manter viva a memória dos nossos ancestrais, que tinham no Cemitério do Campo o seu ponto de encontro mensal. É contado que eles se reuniam um domingo por mês na capela do cemitério para ouvir o evangelho, depois pagar referências para os que já haviam partido para a pátria celestial e confraternizar com os outros imigrantes.

Por gerações, ali foi o local de vários, namoros, casamentos e negócios. 

A área do cemitério é dividida por uma cerca viva: a primeira é a área social, onde é realizada a Festa Confederada e a segunda área é o Hallowed Ground (campo sagrado) onde encontram-se a capela e as sepulturas. 

Após 32 edições, a Festa Confederada é um dos maiores eventos culturais de Santa Bárbara d’Oeste, sendo o único evento do município incluído no calendário oficial do Estado de São Paulo.

A Fraternidade Descendência Americana celebra seus antepassados como forma de agradecimento pelas contribuições e ensinamentos.

E assim continuaremos!

Not Fotgotten

Old Times